segunda-feira, 7 de julho de 2014

PIAUÍ

Piauí



Piauí é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localiza-se a noroeste da Região Nordeste. Limita-se com cinco estados: Ceará e Pernambuco a leste, Bahia a sul e sudeste, Tocantins a sudoeste e Maranhão a oeste. Delimitado peloOceano Atlântico ao norte, o Piauí tem o menor litoral do Brasil, com 66 km, superando o Paraná. Sua área é de251 577,738 km²,nota 1 sendo pouco maior que o Reino Unido, e tem uma população de 3 140 213 habitantes. A capital ecidade mais populosa do Piauí é Teresina. Está dividido em 4 mesorregiões e 15 microrregiões, divididos em 224 municípios. Outros municípios com população superior a cinquenta mil habitantes são: TeresinaParnaíbaPicosPiripiri eFloriano. Tem um relevo moderado e a regularidade da topografia é superior a 53% inferiores aos 300m. ParnaíbaPoti,CanindéPiauí e São Nicolau são os rios mais importantes e todos eles pertencem à bacia do rio Parnaíba. Tem um clima tropical e um clima semi-árido.




As principais atividades econômicas do estado são a indústria (químicatêxtil, de bebidas), a agricultura (algodãoarroz,cana-de-açúcarmandioca) e a pecuária. A região do Piauí começou a ser povoada no século XVII, desde o interior, na época em que os vaqueiros, que vieram principalmente da Bahia, têm chegado à procura de pastos. Em 1718, o território, até então pertencente à Bahia, passou a fazer parte do Maranhão. Em 1811, o príncipe Dom João, cinco anos antes de ser coroado rei de Portugal, elevou o Piauí à categoria de capitania independente. Depois que o Brasil tornou-se independente, em 1822, as tropas com fidelidade à Portugal ocuparam a cidade de Parnaíba; as adesões foram recebidas pelo grupo, mas os brasileiros acabaram por derrotar os portugueses em 1823. Certos anos após a batalha, por movimentos revoltosos, como a Confederação do Equador e a Balaiada, o Piauí também foi atingido. Em 1852, o governo provincial transferiu a capital de Parnaíba para Teresina, desde então o estado começou a crescer economicamente. Desde a Proclamação da República no Brasil, foi apresentado pelo estado que o terreno político tornou-se tranquilo, mas foi muito difícil que o Piauí se desenvolvesse social e economicamente.
O topônimo "Piauí" vem da língua tupi, na qual significa "rio das piabas".6




Subdivisões

O Piauí é dividido em quatro mesorregiões e quinze microrregiões.
Mesorregiões
Microrregiões






Rios

Rio Parnaíba é o mais extenso do estado com 1850 km.



Outros rios:

Rio Canindé
Rio Gurguéia
Rio Igaraçu
Rio Itaueira
Rio Longá
Rio Piauí
Rio Piranji
Rio Poti
Rio São Nicolau
Rio Uruçui-Preto
Rio Uruçui-vermelho
       

CAPITAL 

Teresina é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro do Piauí. Localiza-se no Centro-Norte Piauiense a 366 km do litoral, sendo, portanto, a única capital da Região Nordeste que não se localiza às margens do Oceano Atlântico, é hoje uma das cidades que mais cresce no Brasil.




Teresina é a terceira capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, e segundo o IPEA é a terceira capital mais segura do Brasil (perdendo apenas para Natal/RN e Palmas/TO) . A cidade tem um IDH alto (Índice de Desenvolvimento Humano), porém, ainda é a oitava colocada entre as capitais do Nordeste, ficando à frente apenas de Maceió. Teresina também é a terceira cidade onde mais acontecem sequências dedescargas elétricas no mundo.12 Por esta razão, a região recebe a curiosa denominação de "Chapada do Corisco". Seu lema é a frase "Omnia in Charitate", que significa, em português, "Tudo pela caridade". A cidade é a terra natal de Torquato Neto, poeta do Tropicalismo, e de Carlos Castelo Branco, colunista político do Jornal do Brasil.
Historicamente, Teresina desenvolveu-se por meio do Rio Parnaíba, através da navegação fluvial. Teresina é conhecida por Cidade Verde, codinome dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores. É um município em fase de crescimento galopante e, atualmente, possui uma área de 1.673 km² e uma população de quase 1 milhão de habitantes. É uma das mais prósperas cidades brasileiras, destacando-se atualmente no setor de prestação de serviços, comércio intenso, rede de ensino avançada, eventos culturais e esportivos, congressos, indústria têxtil, com uma justiça trabalhista célere e um grande, complexo e moderno centro médico que atrai pacientes de vários estados.

A capital, dita "A Rainha do Nordeste", é a única capital nordestina fora do litoral, porém com muitas belezas a serem descobertas para quem chega ao estado do Piauí. Fundada no ano de 1852, foi a primeira capital planejada no Brasil, conhecida como Mesopotâmia do Nordeste por se encontrar entre dois grandes rios. A cidade é muito bem projetada e arborizada, conhecida como 'Cidade Verde'. O turista encontra no centro de Teresina antigos casarões históricos bem conservados em ruas bem traçadas. Em Teresina pode-se encontrar muitos pontos turísticos como o Encontros dos Rios, o Parque Zoobotânico de Teresina, Pólo Cerâmico do Poty Velho, Central de Artesanato, Ponte Estaiada, Floresta Fóssil, Balneário Curva São Paulo e uma vasta culinária típica que vai da Maria Isabel, passando pelo capote até o caranguejo e a famosa Cajuína. Teresina é também o principal portão de entrada para quem deseja conhecer as belezas naturais do Piauí.
Está conurbada com o município maranhense de Timon e, juntos, aglomeram cerca de 1 milhão de habitantes, e toda aRegião Metropolitana da Grande Teresina aglomera cerca de 1.182.970 habitantes, Formando a segunda mais populosaRIDE de todo o Brasil, atrás apenas de Brasília . A única barreira natural que separa Teresina de Timon é o Rio Parnaíba, um dos maiores do Nordeste e o maior rio genuinamente nordestino, isto é, nasce e deságua em território nordestino.

Litoral

No norte do estado o turismo apresenta-se mais forte por conta do litoral com as suas belas praias e o Delta do Rio Parnaíba. As praias do Piauí atraem turistas do mundo inteiro e principalmente esportistas que aproveitam os fortes ventos da região para a prática de kitesurf e esportes similares. Os principais municípios do litoral do estado são ParnaíbaLuís Correia. O litoral do Piauí tem 66 km de extensão,sendo o estado brasileiro com o menos litoral, e é marcado por externas e ensolaradas praias, cercadas de dunas de areia branca e de lagoas de água doce. O delta do Parnaíba despeja suas águas no atlântico, abrindo um grandioso delta com cerca de 90 ilhas.

Praias


Praia Pedra do Sal, 15 km de Parnaíba (3 de novembro de 2007).
  • Praia de Atalaia
    É a praia mais agitada do litoral piauiense, com mais de 50 bares e um grande fluxo de pessoas.
  • Praia do Coqueiro
A praia se transformou em um grande balneário turístico, com casas de veraneio em quase toda a sua orla.
  • Pedra do Sal
    É a praia do litoral onde realiza-se campeonato de Surf, por possui ondas enormes, onde também moram muitos pescadores. .
  • Praia de Macapá
    Ao despejar as suas águas no mar, o rio Macapá forma um belo visual de tranqüilidade.
  • Praia da Barra Grande
    Povoado calmo, ideal para descanso. O entardecer é belíssimo.
  • Cajueiro de Praia
    Povoado de pescadores, praia para lazer e Habitat Natural do Peixe-boi marinho.

Ecoturismo


Parque Nacional da Serra da Capivara.
Na região centro-norte encontra-se o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu, onde nos primeiros semestres de cada ano a abundância das quedas d'água proporcionam uma paisagem de imensa beleza conhecida como as "cataratas do iguaçu piauiense". Também na região centro-norte do estado encontra-se Cânion do Rio Poti.
Destaca-se ainda, a realização do Festival de Inverno de Pedro II desde 2005. Por ter o clima de montanha, a Suíça Piauiensecomo é conhecida a cidade de Pedro II são realizadas shows com artistas do blues e do Jazz conhecidos nacionalmente e até internacional. Com jazidas de Opalas (pedra preciosa) o mirante do Gritador (localizada na Serra dos Matões com altitude de 700m), casarões coloniais, trilhas com cachoeiras e artesanatos são atrativos que fazem do Festival de Inverno de Pedro II, um dos maiores eventos do Estado do Piauí.



  
Parques Nacionais
No sul do estado o forte são os parques nacionais, onde há os mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara, onde numa belíssima paisagem de fauna e flora selvagens há inúmeros vestígios do homem da pré-história e onde fica o Museu do Homem Americano. O parque atrai turistas do mundo inteiro que ficam fascinados com a beleza, magia e mistérios da região. Também há o Parque Nacional de Sete Cidades e o Parque Nacional da Serra das Confusões, este último ainda não liberado a visitações.


Aeroporto de Teresina - Senador Petrônio Portella (código ICAO:SBTE/código IATA:THE) foi inaugurado em 30 de setembro de 1967. 
Administrado pelo então Ministério da Aeronáutica, o aeroporto foi construído ao norte da capital, numa região situada entre os rios poty e parnaíba. Em fevereiro de 1975, através da Portaria nº 102/GM5, de 23 de dezembro de 1974, o aeroporto, com exceção da atividade de navegação aérea, passou a ser administrado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária - INFRAERO. Está localizado a cerca de 350 km da costa, sendo o único aeroporto das capitais nordestinas situado fora da área litorânea. 



Aeroporto Internacional de Parnaíba - Prefeito Dr. João Silva Filho está localizado no litoral piauense no município de Parnaíba, a 350 km de Teresina, capital do Piauí. O aeroporto já operou voos regionais e nacionais além de receber voos da Europa(Internacionais).Atualmente (2013) o aeroporto de Parnaíba não possui nenhum voo regular de passageiros operando. É, porém, localizado em uma área privilegiada, próximo aos municípios de Camocim e Jericoacoara, ambos no Ceará, ao Delta do Rio Parnaíba, no Piauí, e dos Lençóis Maranhenses no Maranhão, o aeroporto pode ser usado como a porta de entrada para uma região em que o turismo tende a crescer. O terminal de passageiros é inspirado na arquitetura modernista do Aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro. A pista de pouso e decolagem, com 2,5 mil metros de comprimento, está preparada para receber voos internacionais, fretados ou regulares.


A Infraero estuda agora dotar o aeroporto da mais moderna infra-estrutura aeroportuária. Nos próximos anos deverão ser realizados investimentos para melhorias no terminal de passageiros, pista, pátio de aeronaves e auxílio à navegação aérea. Com a consolidação de mais uma porta de entrada para o Nordeste, a tendência é atrair turistas e impulsionar a economia da região. Empresas aéreas demonstraram interessem em operar rotas regulares e os operadores em atrair voos fretados internacionais para o aeroporto. Esta é mais uma opção na moderna infra-estrutura aeroportuária do Nordeste, que conta com 15 portas de entrada administradas pela Infraero, das quais seis são aeroportos internacionais.

Cultura

O estado do Piauí é muito rico em manifestações culturais. Como o estado é relativamente grande, havendo vários tipos de clima, vegetação e relevo, é comum a variedade de culturas conforme o local. As manifestações mais comuns no Piauí são: Bumba-Meu-Boi, Cavalo Piancó, Congada, Samba de Cumbucaoda de São Gonçalo, Reisado, entre outros.

Se você ainda não conhece o Estado do Piauí, venha conhecer este belo paraíso, rico em belezas naturais. 















































Fonte de pesquisa: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piaui
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teresina
https://www.youtube.com/watch?v=rDhZHgg8Guw
https://www.youtube.com/watch?v=a7fAKH1ycXc


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros

Novo Face